[Resenha] Água para Elefantes!

16 Jun

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296158
Ano: 2011
Páginas: 272

 Skoob: livro

 Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solí­citas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento – o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Essa é a resenha, mais difícil que já escrevi até agora, por “N” motivos… Demorou, mas finalmente sairá. Gente demorei tanto a terminar de ler este livro, nem sei porque, para resenhar então nem se fala, mas disso eu sei o motivo!😐 Eu tenho o costume/mania feio(a) de resenhar com o livro do meu lado… Mesmo que eu já saiba tudo o que tenho que escrever, mesmo que eu tenha gravado cada frase de todos os capítulos, eu não consigo escrever sobre um livro se ele não estiver perto de mim! Coisa de doido não é, mas quem disse que eu sou normal? rs Mesmo sendo loucura, eu já desisti de tentar entender o porque!!

Eu simplesmente amei o livro, e por isso não entendo o porque foi tão difícil minha relação com ele… Este livro mexeu muito comigo, de uma forma mais humana, Jacob, é muito humano… Enfim, vou contar sobre a minha saga com o livro e depois resenho o livro, já virão que o post ficará mega-gigante né!

Na verdade eu e o livro Água para Elefantes criamos uma história juntos, tudo começou quando a Editora Sextante, que por sinal depois desse episódio se tornou parceira do blog, anunciou no twitter que o segundo dia da promoção: “Hoje é seu Aniversário?” seria no dia 15/04, eu surtei de verdade! Só que quando chegou no dia 15/04 eu fiquei muito ocupada e quase não entrei na net, fiquei com medo de perder a promoção, de tardezinha, quando a editora anunciou, eu fui a primeira a ver o tweet e quando recebi a DM dizendo que eu havia ganho meus olhinhos ficarão assim: *-* Daí começou a saga, porque eu deveria enviar uma foto do meu documento de identificação, até ás 23:59h do mesmo dia, saí do trabalho toda feliz, quando fui tirar a foto da minha carteira de trabalho, o flash massacrou tudo, depois de tentativas falidas eu desisti, para completar, meu modem quebrou e meu pc decidiu parar de respirar justo no momento que eu mais precisava dele. Eu fiquei triste e chateada, o final de semana passou-se e na segunda-feira eu despejei toda a minha frustração no twitter, então eu recebi uma reply iluminada – eu devia ter favoritado aquilo – me dando forças para explicar o ocorrido! E o fofo do Rafael, me tratou super bem e entendeu super tudo o que havia acontecido! Obrigado Rafa! =)

Uma ou duas semanas depois, meu livro enfim está em minhas mãos. Conheço, Jacob, Grady e Marlena e o grande estouro de animais… O Prólogo é uma das minhas partes favoritas… Então meu amigo decide me emprestar Meu Pai fala cada M*rda, que vocês viram a resenha AQUI! Parei de ler Água para Elefantes e ele ficou encostado durante uma semana, quando engatei novamente na leitura, comecei a ler, lentamente entre o intervalo do trabalho e a escola, entre uma soneca ou outra em um ônibus lotado! Uma semana depois, finalmente, nas últimas 20 páginas, fui ao parque e levei o livro na bolsa, ô mania maldita de viciados em livros de levá-los tudo para quanto é lugar! Choveu, depois joguei o guarda-chuva dentro da bolsa, quando cheguei em casa chorei e ainda gritei com a minha mãe, – tadinha – porque meu livro estava molhado :s Ela me arrasou dizendo que a culpa havia sido minha, rs chorei de verdade gente… Quando finalmente faltavam 5, eu disse 5 páginas, estava eu, lendo sorrateiramente no ônibus, me vem uma alma abençoada e me passa uma garrafa de latinha por cima do meu livro! Respirei fundo, contei até 10, fechei os olhos, comi chocolate e enfim terminei de ler o livro… Uffa!! rs Que história não! rs

Falando rapidamente sobre o livro, ele conta a história de Jacob, e o livro é contado em dois momentos, Jacob novo, e Jacob maduro, A narrativa é bem leve e a cada página, você se envolve e se apaixona mais por Jacob. Com toda sua humanidade e seus defeitos, ele consegue te conquistar rapidamente… Cada personagem do livro te traz um sentimento diferente, uma sensação indescritível, mesmo Agust sendo do mal, senti uma terrível pena dele, queria que Rosie tivesse um destaque maior e eu confesso que não consegui desvincular Jacob e Marlena de Robert e Reese. O amor dos dois é lindo, e vai além do carnal, Jacob sente que deve cuidar não somente de Marlena, mas de todos aqueles que precisam de seu cuidado! Jacob na parte idosa, é uma graça, muito encantador,  engraçado e sincero, o que na maior parte das vezes é confundido com rabugento!  Eu me apaixonei pelo livro e estou ansiosa para ver o filme, fiquei um pouco irritada porque Rosie demora demais para aparecer, mas ela é uma fofa, confundida com estúpida, Rosie mostra que é extremamente fiel! *-* Eu adoro o prólogo que tem uma frase de Theodor Seuss, dizendo que “Um Elefante é extremamente fiel.”

Apesar de algumas falhas, eu acho que é um livro cem por cento humano e que apresenta o cotidiano verdadeiro de um circo! O livro faz você experimentar vários sentimentos diferentes e isso é o que importa, porque eu acho que se um livro me emociona de diferentes maneiras ele é indescutívelmente especial!

Um beijo,

10 Respostas to “[Resenha] Água para Elefantes!”

  1. suzana Junho 16, 2011 às 2:19 pm #

    aah que bonitinho, só acho ruim o nome dele ser jacob, tem mta ligação com lua nova e talz :s

    http://help-adolecentro.blogspot.com/

  2. Mari Sampaio Junho 16, 2011 às 2:20 pm #

    Que lindo!!!^^
    Ai, que felicidade, eu ganhei esse livro!*_*

    Que felicidade, a sua resenha foi uma das mais bonitas que eu já li sobre esse livro… mas que tristeza, menina! Ficou muito molhado???

    T_T…. to triste por você!
    Enfiiiiim….. adorei!

    Beijão enorme!

    • Sonhos entre Pontinhos Junho 16, 2011 às 2:42 pm #

      É lindo o livro não é? rs
      Parabéns!

      Anw obrigado querida!
      Ficou um pouco, depois que secou ficou daquele jeito feio que sempre fica:/
      Enfim! =) acontece…

      Beijos, querida!

  3. Julia G Junho 16, 2011 às 3:47 pm #

    Oi Camila! O livro parece muito lindo, e essa sua saga é quase uma aventura! haha
    Mas tenho que comentar uma coisa: também só consigo resenhar com o livro do meu lado!

    Muito legal seu blog, já estou seguindo!

    Beijos
    http://conjuntodaobra.blogspot.com/

  4. Julia G Junho 16, 2011 às 3:49 pm #

    Oi Camila, essa sua saga com o livro é quase uma aventura!!
    Mas tive que comentar: eu também só consigo resenhar com o livro do meu lado!

    Parabéns pelo blog, muito bom. Estou seguindo.

    http://conjuntodaobra.blogspot.com

    • Sonhos entre Pontinhos Junho 20, 2011 às 11:05 am #

      Julia, obrigado pelo carinho! *-*
      E é uma mania um tanto quanto esquisita, o que nos resta é conviver com ela! ;D rs

      Obrigado querida!

  5. Nana Junho 16, 2011 às 7:56 pm #

    Aii que chato! Se molhassem livro meu iria ficar chateada também =/
    Putz e ainda um chato no busão pertubando!!

    Eu estou doida para colocar as mãos no meu Água Para Elefantes….eu estava passando o olhos e já gostei de algumas coisas….
    Eu também não vou conseguir parar de pensar no Robert enquanto estiver lendo o livro HAHA
    aconteceu com Lua Nova em diante…

    bjs e boa sexta
    Nana – Obsession Valley

  6. `Pri Junho 17, 2011 às 7:06 pm #

    OI Camila!
    Eu sou doida para ler esse livro. Todo mundo que lê, elogia! Fico curiosa! *.*
    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

  7. Gabriele Junho 18, 2011 às 11:56 pm #

    ahh também sou apaixonada por este livro.
    é um livro assim extremamente especial. Primeiro que eu ganhei ele aqui *__* e segundo toda a construção do livro é perfeita.
    adoro suas histórias flor, também tenho mania de carregar o livro pra tudo que é lado. Mas eu os coloco dentro de uns saquinho plásticos, justamente para prevenir de acidentes.
    Se tivesse acontecido isso comigo, também choraria.

Deixe uma Resposta

