Arquivo | Corpo&Saúde RSS feed for this section

TPM = Treinada para Matar!

18 Mar

Oi gente, então, estreiando a Sessão Aqui: Corpo&Saúde, vim comentar com vocês a minha amiguinha de todos os meses está para chegar! HAHA E vocês devem está se perguntando, o que cada um tem com isso! ;D E eu digo as mulheres TUDO porque sabem o que eu passo e aos Homens, Tudo também, pois vou ensinar uma dica muuuito valiosa para quando a mulher estiver de TPM! =D

A bendita semana que a antecede a chegada da minha querida amiguinha (digo Querida porque quando ela não vem, aí é um problema maior que a TPM) é sempre um Inferno, uma Tortura um verdadeiro Caos. Pois a TPM me domina, me maltrata, me machuca!

E quando ela chega eu fico primeiro assim:

Depois assim:

Depois assim:

E finalmente assim:

Cansada, Exausta, Deprimida. Sofro muito nas mãos da TPM gente, Como demais e sabem qual foi meu primeiro pensamento hoje de manhã? hehe

” – Se eu pudesse comia um boi e um cavalo juntos” (Com chifre e com ferradura!) rs

Mas enfim… Reclamações á parte, hoje vim explicar o que é esse fenômeno que nos deixa tão mal!

Primeiro, precisamos entendê-la para sabermos lidar com ela@

O que é a TPM?

 A Tensão Pré-menstrual ou TPM é ocasionada pela menstruação. Vem de uma palavra latina “mens”, que significa mês.

Tensão Pré-Menstrual (PMS, em inglês):

É o nome dado aos sintomas que algumas meninas tem de 1 a 14 dias antes da menstruação. Esses sintomas podem ser físicos e/ou emocionais, e incluem dor de cabeça, seios doloridos e mudanças no estado de espírito. É normal que o seu ânimo mude em algumas ocasiões, especialmente com todas as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo.

Quanto sangue você perde?

Uma mulher perde em média de 16 a 18 colheres de sopa de fluxo menstrual durante a menstruação, das quais somente 7 colheres de sopa são de sangue, sendo que algumas mulheres podem perder um pouco mais. Pode parecer muito, mas não é. De todo modo, seu corpo contém em média 5 litros de sangre, por isso não será afetado por essa pequena perda durante a menstruação.

 A TPM é a sensação de que o mundo vai acabar antes da menstruação… É isso que a maioria das mulheres que tem TPM sente.

Também chamada de Síndrome disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto, apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos.

Características e Sintomas da TPM

Durante o período que antecede a menstruação, a mulher pode sentir alguns desconfortos que caracterizam a tensão pré-menstrual, tais como:

• depressão;

• vontade de chorar;

• fome em excesso ou falta de apetite;

• falta de sono;

• inchaços;

• agressividade;

• ansiedade;

• dor de cabeça;

• acne.

Se encaixam em alguns deles? hehe Eu em Quase todos!

Sintomas da TPM

Leia aqui os sintomas da TPM:

•depressão, sentimento de desesperança, pensamentos autodepreciativos;

•ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;

•fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;

•raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;

•diminuição do interesse pelas atividades habituais;

•sensação de dificuldade de concentração;

•cansaço, fadiga fácil, falta de energia;

•acentuada alteração do apetite;

•distúrbios do sono;

•sensação de estar fora do próprio controle;

•inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;

•dor de cabeça;

•dores musculares;

•ganho de peso ou sensação de inchaço.

No entanto, para ser considerada doença, e, portanto, sujeita a tratamento, é importante que esses sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que ocorram na fase pré-menstrual, e não em todo o ciclo.

Como Aliviar a TPM

• realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;

• faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;

• evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;

• procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua autoestima;

• afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;

• procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;

• diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.

Tratamento da TPM

Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos, já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Entretanto, há medidas que aliviam os sintomas.

Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 (piridoxina), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas.

Outro medicamento é o ácido gama linoleico, que é um ácido graxo essencial. Pode ser encontrado no óleo de prímula. Existem advertências sérias do FDA americano (Órgão Regulatório dos Estados Unidos) a respeito de medicações alternativas naturais e de possíveis efeitos colaterais graves, portanto, esse, como qualquer outro medicamento, mesmo “natural”, só deve ser usado mediante prescrição médica.

Na verdade, esse é o melhor caminho para o tratamento da TPM: consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação.

O melhor medicamento é o que, sozinho ou associado, reduza os sintomas. Como essa síndrome está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional que suspende a ovulação. Nos Estados Unidos, a FDA aprovou a pílula com drospirenona e etinilestradiol, para mulheres que têm sintomas de TPM e desejam anticoncepção hormonal.

Já nos casos graves de síndrome disfórica pré-menstrual, é necessária medicação mais específica, sendo que a medicação usada com melhores resultados são os antidepressivos. Estudos recentes mostram que essa medicação usada na menor dose possível e durante a fase de tensão pré-menstrual tem melhorado muito a qualidade de vida das mulheres que experimentam essa disfunção. Também nesses casos a pílula anticoncepcional com drospirenona e etinilestradiol pode ser usada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: No começo, minha menstruação era totalmente desregulada. E a querida da Ginecologista me indicou iniciar com as benditas das Pílulas Anticoncepcionais. Ma querem saber? HAHA Não deu certo… No começo eu era até disciplinada e tomava direitinho, mas depois? Hunpf! Esquecia, tomava depois da hora… iiih havia virado definitivamente uma bagunça, até que parei de tomar! A médica disse que seria bom tomar, porque regularia a menstruação e aí as cólicas seriam menos intensas e com tudo reguladinho a TPM diminuiria! Hã! Bulufas… Ela continua aqui! Dormindo e acordando todos os santos 7 dias antes do bendito sinal vermelho chegar! Não estou duvidando do Diploma dela! Só estou começando a achar que para mim só tratamento de choque mesmo! =D #dramáticamodeon.

Querem se divertir um pouco? hehe

1 – Treinada Para Matar,

2 – Tô Puta Mesmo,

3 – Todos Problemas Misturados,

4 – Tente Pertubar Menos,

5 – Transtorno Psicológicos Malucos,

6 – Totalmente Pirada e Maluca,

7 – Tensão Psicológica Maluca,

8 – Tocou, Perguntou, Morreu.

9 – Temporada Proibida Masculina,

10 – Tempo Para Matar,

11 – Total Paranóia Mental,

12 – Tenha Paciência ,Meu.

13 – Tempo Para Meditação,

14 – Tem Pessoas Menstruadas,

15 – Tente Próximo Mês,

16 – Tempo Pra Machucar,

17 – Tenha Paciência Moleque,

18 – Tempo Pra Morder,

19 – Tudo Parece Merda,

20 – Tente Pela Manhã,

21 – Tô Pirada Mesmo,

22 – Tapada, Pirada, Maluca,

23 – Tô Possuída Maluco,

24 – Tenho Planos Maiores,

25 – Torcemos Por Milagres,

E há, eu já ia me esquecendo… Meninos, a dica é… NÃO SE APROXIMEM! HEHE EM HIPÓTESE ALGUMA! rs Não tentem, dizer que ela está linda, pois ela ficará duas horas chorando… NÃO TENTE dar chocolate, pois ela vai achar que você  a acha gorda e que ela só pensa em comer! Enfim… Entre outros motivos… NÃO SE APROXIMEM! =D QUEM AVISA AMIGO É! ;D 

FONTE: & FONTE:

Anúncios
%d bloggers like this: