Resenha: Ler, Viver e Amar – Jennifer Kaufman e Karen Mack

8 Set

 Edição: 2
 Editora: Casa da Palavras / LeYa
 ISBN: 9788577341887
 Ano: 2011
 Páginas: 315
 Tradutor: Rogeria Pereira da Silva

  Skoob: Livro

  Sinopse: A Maioria das Mulheres faz compras. Algumas comem. Há aquela que fumam ou bebem. Outras ligam para o terapeuta. Dora cura sua tristeza lendo – às vezes por dias consecutivos. Separada pela segunda vez, sua vida se resume a ficar na banheira com vinho e livros – de Tolstoi a Mark Twain, de Flaubert a Jane Austen. Best-seller e livro cult na Costa Oeste americana mostra como a boa literatura pode ser reconfortante e um chave contra os momentos mais difíceis da vida. Tudo isso tendo como cenário a luxuosa Los Angeles, suas lojas, paisagens e ruas que moram no imaginário dos amantes de cinema e dos seriados de TV.

                                                                                                                                                               Prólogo.

Sempre imaginei o paraíso como um tipo de biblioteca.

Jorge Luis Borges (1899-1986)

O que dizer sobre algo que te deixa sem palavras? Sobre um livro que mesmo depois de horas, dias, de você ter virado a última página, ele continua vivo em sua mente e de repente, quando você menos espera, cenas dele invadem sua memória e te fazem lembrar dos melhores momentos. É exatamente isso que está acontecendo com este livro, não sei se porque ele teve esse grande impacto sobre mim, mas eu me lembro de cada paragrafo como se tivesse acabado de lê-lo.

Bom. Ler, Viver e Amar conta a estória de Dora. Uma heroína imperfeita que se esconde atrás dos livros. Com uma infância confusa e muitas viagens literárias, Dora torna-se uma admiradora irrevogável da leitura. Dora é uma mulher forte e extremamente inteligente, adora clássicos e uma boa taça de vinho, foi casada duas vezes, mas seu último casamento deixou um terrível rombo em sua vida social, não trabalha há um bom tempo e vive as custas da gorda herança que seu pai, deixara para ela.

Céus, como está sendo difícil resenhar este livro! rs Pois é como falar sobre mim. Me identifiquei completamente com Eudora, rs seu nome é em homenagem á Eudora Welty. Dora a descreve como: “Brilhante. Ler sua obra é como ler uma palhaçada vulgar. O ritmo é impecável.”O livro é repleto de citações famosas, de escritores famosos, de livros famosos e nos faz querer ser tão inteligente como Dora.

Chega uma parte do livro que você quase se convence de que não há terapia melhor do que a dos livros. Mas então tudo muda. Sabe, Dora está divida entre o inteligente galanteador e seu ex-marido doce e gentil. Ela quer seu emprego de volta, quer sua vida de volta. Mas encontra nos livros tudo aquilo que não conseguiu ter.

Sabe esse livro mexeu muito comigo, e agora me sinto como se tivesse 35 anos, eu queria ter a sabedoria e a bondade de Dora, que está sempre muito disposta a ajudar os outros, mesmo que isso não seja exatamente o que ela queria. Eu amei Palmer, que é o seu segundo Marido. Ele é um lindo! Simpático, galanteador, doce, apaixonante, mas por outro lado tem Fred. Que é inteligente imprevisível e sabe que tem um charme especial, e o usa muito bem “contra” as mulheres. Rs Os dois são incríveis, mas de uma forma diferente. Darlene, a melhor amiga de Dora é muito engraçada e tudo fica muito mais divertido e leve quando ela está por perto. Virgínia sua irmã torna-se seu Pilar mais precioso e vive e versa.

Ler, Viver e Amar, é um romance gostoso de ler e nos mostra que o melhor jamais será se esconder se auto-ausentar da população. Dora ama seus livros e isso a faz muito bem. Mas ela principalmente ama sua vida.

Jennifer e Karen ganharam minha admiração por sua inteligência e astúcia em escrever este livro que com certeza entrou para a lista dos meus favoritos.

Mini-Spoiler

Tem techo do livro, logo no comecinho que Dora cita os tipos de leitores, que ela e Palmer costumavam fazer piadas sobre a hierarquia silenciosa de leitores e o modo reservado com que lidam com um livro. Eu me encaixo nos Adoradores de livros:

“Elês mantêm seus livros cobertos (e não por que são romances), usam marcadores de páginas e absolutamente nunca deixam o livro tocar o chão. Eles olham para o livro como se fossem um ser com sentimentos, um objeto de desejo vivo, que respira, que precisa ser tratado com absoluto respeito. Eles leem cada palavra, até mesmo as notas de pé de página.”

E você? Que tal descobrir em qual você se encaixa? ;D Eu aposto que se você adora ler, irá amar este livro!

Nunca se deixe enganar por um homem que cita Cícero e Proust. Muitas vezes eles não são reais.

“A mistura de paixão pelos livros e comédia romântica é sedutora”

The New York Times. 

Beijos, Caah

17 Respostas to “Resenha: Ler, Viver e Amar – Jennifer Kaufman e Karen Mack”

  1. Aione Simões Setembro 8, 2011 às 12:05 pm #

    Olá!
    Amei sua resenha, fiquei completamente curiosa pra ler o livro!
    Adoro quando uma história é capaz de mexer conosco como essa mexeu com você, sem contar que é ótimo quando ocorre essa identificação com a personagem!
    Além da história parecer linda, ainda tem o envolvimento com a literatura, só pode ser ótima mesmo!
    Beijos

  2. Elisandra Setembro 8, 2011 às 3:52 pm #

    Minha nossa senhora….eu preciso ler esse livro, preciso dele na minha estante, na minha cabeceira, na minha bolsa…nossa simplesmente demais, sua resenha ficou incrível, se eu estivesse bem de $$$ saia agora e comprava um exemplar pra mim.

    Meus Parabéns……espero logo poder ler essa obra…e descobrir o efeito que ela fará sobre mim.

    Beijoaks ELis!!!!!

  3. Yago Dalben Setembro 8, 2011 às 10:13 pm #

    Hey,

    Gostei bastante da sinopse, e a sua resenha ficou muito boa 😀
    Eu ainda não conhecia o livro.

    Eu só não sei se coloco na minha lista, porque ela está imensa, e meu bolso está muito pequeno, HAHA (:

    Abraços,
    Yago.
    http://amigodolivro.blogspot.com

  4. Raffa Fustagno Setembro 8, 2011 às 10:58 pm #

    sempre que ver esse livro vou lembrar de vc ne…como vc gostou vou acabar comprando ne fato!

    bjos

  5. dieta Setembro 9, 2011 às 1:12 am #

    http groups.google.com group digitalsource http groups.google.com group digitalsource O que toda Mulher inteligente deve saber Como lidar com os homens com sabedoria e conseguir o amor que voce merece Orelha do Livro O que toda mulher inteligente deve saber afinal? As mulheres inteligentes tambem sabem que e possivel aprender a ser inteligente de duas maneiras – a maneira dificil e a maneira facil.

  6. Evellyn Setembro 9, 2011 às 11:58 am #

    Uau!!
    sem a sua resenha eu nunca me interessaria em ler esse livro mas não é que ele parece mega interessante? Ainda mais para bookaholics…
    E olha me indentifiquei com esse trechinho mini-spoiler que vc citou! hauhua

    bjs
    Hey Evellyn!

  7. Aym Setembro 9, 2011 às 12:51 pm #

    parece bem interessante. =D
    beijos
    boa sextaaaaaaaaaa
    *pula,chora e grita* kkkkkkkkk

  8. Nana Setembro 9, 2011 às 9:55 pm #

    Olá Camila!
    Não conhecia esse livro, e gostei muito da tua resenha.
    Eu gosto bastante de livros com histórias assim, o tempo passa e o livro também e a gente nem percebe.

    E eu vivo relembrando das cenas dos livros tb hahaha

    Vou colocar na minha lista

    bom final de semana
    Nana – Obsession Valley.

  9. Paulinha (@LoucaporRomance) Setembro 10, 2011 às 9:48 am #

    eu quero muuuuuuuuuito ler esse livro, mas são tantos….
    espero poder ler em breve! Ele parece ser muuuuuuuuuuuuuito bom! Tenho certeza que vou gostar demais! ^^

    ;*

  10. Aline T.K.M. Setembro 10, 2011 às 3:19 pm #

    Adorei, 1000 vezes adorei!!!! Já tinha visto a capa em algum lugar, mas não tinha me sentido atraída. Ler sua resenha mudou tudo, sério, quero muitoooo ler esse livro! Pelos comentários e pela sinopse, acredito que eu me identificaria bastante com o enredo.

    Bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

  11. Bruno M Setembro 10, 2011 às 6:08 pm #

    Não conhecia o livro e tua resenha me deixou empolgado com ele.
    “Sempre imaginei o paraíso como um tipo de biblioteca.” é pra deixar qualquer querendo! SIUAHUSA

    COMO TUA MAE QUER JOGAR TEUS MARCADORES FORA? SAUIHSUIA
    Oba, promoção de marcadores é impossível eu não participar!

  12. Angela Graziela Setembro 10, 2011 às 7:25 pm #

    Esse livro me parece muito bacana
    E me identifiquei bastante com a personagem
    Pois eu faço como ela, leio rs rs
    Beijos

  13. Carol Espilotro Setembro 11, 2011 às 11:41 am #

    Olá!

    Pela capa nem me interessei, mas depois que li sua resenha, fiquei super curiosa x3 Parece ser um livro bom, mesmo não sendo do gênero que eu goste, é x.x Espero ter a oportunidade de lê-lo LOL

    Beijos, World of Carol Espilotro

  14. Louise Marie Setembro 11, 2011 às 3:14 pm #

    Ahhhh deve ser ótimo esse livro!!! Está na lista de compras! *-*
    MAs tenho que dizer que depois de “comer, rezar, amar” fazer sucesso, começaram a surgir [ou começamos a perceber a existência de] muitos livros com títulos compostos só por verbos!!!
    \o/
    beijos e boa semana!

  15. vanessa Setembro 11, 2011 às 3:44 pm #

    Hey o/
    Poxa, não sabia sobre esse livro, mas me interessei. Parece ser muito bom. Ain, fazer resenha de livros que a gente gosta demais é tão complicado, nunca é o suficiente, nunca é bom o bastante para o livro UAHSUAHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  16. vanessa Setembro 11, 2011 às 3:45 pm #

    Hey o/
    Poxa, não sabia sobre esse livro, mas me interessei. Parece ser muito bom. Ain, fazer resenha de livros que a gente gosta demais é tão complicado, nunca é o suficiente, nunca é bom o bastante para o livro UAHSUAHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    (acho que eu mandei dois comentários 😡 UASHAU se eu mandei, desculpa ai)

  17. Mariana Sampaio Setembro 14, 2011 às 6:47 pm #

    Que legal! Nossa, parece bem interessante, e vendo como você gostou!
    Gostei muito da sua resenha, fofíssima!

    Beijos.

Deixe um comentário